Você está aqui

Início » Jurídico » Ações

Aposentadoria Especial

SINTRASEM VAI AO SUPREMO PLEITEAR APOSENTADORIA ESPECIAL AOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE FLORIANÓPOLIS

 

O SINTRASEM, por meio da sua Assessoria Jurídica "Cristóvam e Palmeira Advogados Associados", ajuizou Mandado de Injunção representando os Servidores Municipais de Florianópolis para exigir a aplicação do direito constitucional à Aposentadoria Especial aos trabalhadores cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física.

Como consolidado pelo próprio STF, enquanto não houver regulamentação da Aposentadoria Especial no regime próprio de previdência, devem ser aplicadas as regras do regime geral (INSS). Os requisitos aposentatórios especiais são de 15, 20 ou 25 anos de tempo de serviço, sem exigência de idade mínima, para os trabalhadores que se enquadram nas hipóteses da Lei Federal 8.213/91 e do Decreto 3.048/99. Aos servidores que já ultrapassaram o tempo de serviço exigido é possível requerer, retroativamente, o abono permanência em ação individual de cobrança.

 

A Aposentadoria Especial é aplicável, principalmente, aos servidores que trabalham em Unidades de Saúde em contato com pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas ou com manuseio de materiais contaminados.

A assessoria jurídica ficará no aguardo da decisão do Supremo, que tem sido ágil pelo entendimento firme do Tribunal quanto ao assunto.

 

É importante esclarecer que foi enviada ao STF a listagem dos filiados ao SINTRASEM em dezembro de 2011 como representados pelo Sindicato na ação judicial. Os servidores que não estavam filiados ao SINTRASEM nesse mês e desejarem ser representados no Mandado de Injunção, devem se filiar o mais rápido possível, para que contem seus nomes em nova listagem ou, se necessário, para ingressar com Mandado de Injunção individual.

A Assessoria jurídica do SINTRASEM reitera que procura estar sempre firme e atuante na luta em defesa dos interesses da categoria, ficando, desde já, à disposição para os esclarecimentos necessários!

 


CRISTÓVAM & PALMEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS
Marcos Rogério Palmeira
José Sérgio da Silva Cristóvam
André Filipe de Moura Ferro

 

AGENDA

sábado, Julho 15, 2017 - 07:00
Local: Pátio do Limpú (com ônibus do centro e descentralizadas)
Em pauta: Informes, avaliação do movimento de greve, encaminhamentos. Seguimos firmes na luta! Em defesa da Comcap e dos direitos!

sexta-feira, Julho 14, 2017 - 07:00
Local: Pátio do Limpú (com ônibus do centro e descentralizadas)
Em pauta: Informes, avaliação do movimento de greve, encaminhamentos. Seguimos firmes na luta! Em defesa da Comcap e dos direitos!

quinta-feira, Julho 13, 2017 - 07:00
Local: Câmara de Vereadores ocupada pelos trabalhadores em greve
EM PAUTA: Condições de trabalho; retirada do Projeto de Lei que transforma a Comcap em autarquia. Convocamos todos os trabalhadores da Comcap, PMF e de todas as categorias da cidade a se somarem na mobilização! Em defesa dos direitos!

Eleição Diretoria 2017

Pauta Data-Base PMF 2017

Acordo Coletivo PMF 2017

SINDICALIZE-SE!

Acordos coletivos de trabalho

PMF
COMCAP

Boletins Eletrônicos

Selecionar o(s) boletim(s) que você deseja assinar ou cancelar a assinatura.