Início » Sindicato

Uma história de lutas e conquistas

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, depois de muita luta os servidores públicos, finalmente, conquistaram o direito de organizar-se em sindicatos. Até então, os trabalhadores no serviço público municipal de Florianópolis estavam organizados em duas associações: Associação dos Servidores Municipais de Florianópolis (que reunia o Quadro Civil da PMF e Comcap) e Associação dos Educadores Municipais de Florianópolis (trabalhadores na Rede Municipal de Ensino).

O SINTRASEM – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis foi fundado no dia 14 de outubro de 1988 em assembléia geral da categoria, como um sindicato independente de governos e patrões, em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Na assembléia de fundação do SINTRASEM foi eleita uma diretoria provisória, com mandato de um ano, composta por: Mário Luiz Zimermann, Zenaide das Graças Rodrigues, Ubiratan de Oliveira, Joris Ruhland, Paulo Márcio dos Santos, Mário Pedro da Silva, Shirley Noely Hauff. Suplentes: Rosino Fel dos Santos, Alaíde Laudelina Garcia, Márcia S. Mengual, João Cardoso da Silva, Sinval Pereira Rodrigues, João Isac Matias Cunha, Ademir dos Santos.

Conselho Fiscal: João Carlos da Rocha, Maria Aparecida Maestro, Marco Antonio de Lacerda,- Suplentes: Luis Gonçalves D’Ávila, Lenoir Cristiano Ostetto, Sandra C. Ribas.

Essa direção provisória, além de ter a tarefa de elaborar o Estatuto do SINTRASEM e organizar a eleição da primeira diretoria, teve a tarefa de comandar uma luta histórica dos servidores pelos seus direitos realizando uma greve de 55 dias no segundo semestre de 1988. As reivindicações eram por reposição salarial, implantação de um Plano de Cargos e Salários, além do reconhecimento de vários direitos que os servidores passaram a ter com a Constituição de 1988. O direito de greve era um deles. As assembléias eram realizadas no pátio da antiga sede da Prefeitura (Rua Almirante Alvim) e foi um período de grande impulso na organização da luta e construção do Sindicato.
Filiado à CUT, o SINTRASEM defende a independência do sindicato como um organismo insubstituível no papel de defesa dos interesses da classe trabalhadora.

quinta-feira, Outubro 5, 2017 - 18:30
Pauta: Informes; Eleição Conselho Fiscal.

quinta-feira, Setembro 28, 2017 - 08:30
Pauta: Informes; Formação: Escola Sem Partido; Demandas do Magistério e do Cívil; Eleição novo Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal 2017/2020; Encaminhamentos.

quinta-feira, Setembro 21, 2017 - 07:00
Pauta: Informes; Apresentação da nova diretoria; operação verão; demandas da categoria e encaminhamentos com indicativo de greve.