Regimento IXº Congresso Sintrasem

O IXº Congresso do Sintrasem irá ocorrer entre os dias 01 a 03 de setembro de 2016, com o seguinte temário: Políticas de ataque ao serviço público no cenário nacional e internacional; Organização Sindical no Brasil; Revisão Estatutária; Patrimônio e finanças do SINTRASEM; Plano de Lutas. Confira abaixo o regimento interno do Congresso, aprovado na reunião do Cons. Deliberativo de Junho e referendado na Assembleia da PMF em 10/06/2016, e fique ligado nas datas e prazos!

Sintrasem devolve imposto sindical descontado dos trabalhadores neste mês de julho

Em julho, os 60% do imposto sindical que correspondem ao SINTRASEM serão depositados na conta dos servidores, reafirmando o compromisso do sindicato com os trabalhadores e sua posição contrária ao imposto.

Todo mês de março é descontado da folha de pagamento o valor correspondente a um dia de trabalho, imposição da década de 40, instituída por Getúlio Vargas. Os patrões – no nosso caso, a Prefeitura – são obrigados a promover o desconto de seus funcionários. Esse valor, depois de descontado, é remetido à Caixa Econômica Federal, que faz a partilha do dinheiro: 60% é destinado ao sindicato da categoria, 15% para a Federação, 5% para a Confederação, 10% para Central Sindical e 10% para o Ministério do Trabalho.

Vídeo: Prefeito, onde está o dinheiro?

Embora o Prefeito Cesar Souza Júnior insista que falta dinheiro, para seus colegas e parceiros nunca parecem faltar verbas - só para o serviço público e a população. Prefeito, cumpra o acordado! Pague a segunda parcela do PCCV e o reenquadramento das auxiliares! Dinheiro público é para o serviço público!

Fique de olho em nosso Resumo Semanal de Notícias

Toda sexta-feira enviamos para a base em formato de boletim uma seleção de notícias com a qual pretendemos trabalhar para a nossa formação, acompanhando o momento político e nos inteirando sobre a realidade.

Os veículos de comunicação comerciais trabalham pelos seus próprios interesses como qualquer outra empresa. Acontece que o jornalismo se vende como isento mesmo quando é usado pelos patrões para fazer negócio! Isso faz com quê os jornais vendam ideias que muitas pessoas consomem como sendo informação pura.

Muitas vezes os jornais fazem isso de forma disfarçada, selecionando quem vão entrevistar, para quem darão mais espaço nas notícias ou simplesmente sonegando informações importantes para a compreensão global do assunto tratado.

A bomba foi anunciada pela Prefeitura! Nós estamos preparados: não vamos pagar a conta!

Em entrevista para a imprensa, o secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento, André Bazzo, anuncia a nova ofensiva contra o povo de Florianópolis. Um pacote de medidas que inclui a reforma na Previdência e a demissão de até 350 trabalhadores da Comcap como parte de uma reformulação da companhia num projeto privatista.

Para o jornal Hora de Santa Catarina, Bazzo chama o ataque aos trabalhadores e ao serviço público da capital de “remédio amargo, mas necessário”. Necessário mesmo é entender para onde está indo as verbas desta Prefeitura que não paga o plano de carreira dos trabalhadores, o fundo de previdência do município e as contas da Comcap. César Souza Júnior (PSD), cadê o nosso dinheiro?

Previdência em risco, trabalhadores atentos! Todos à CMF!

Alteração dos fundos de previdência (PL 1.560/16) pode ser votada na Câmara de Vereadores de Florianópolis (CMF) nesta segunda, 27/06. Se aprovada, a aposentadoria dos servidores estará em risco! Convocamos toda categoria para estar presente nesta data, às 16h na CMF e barrar mais este ataque aos nossos direitos!

Confira na integra o Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Florianópolis (CMF) que ameaça a previdência: http://migre.me/ubZxZ

Contra a alteração no cronograma de pagamento dos servidores

A Secretaria Municipal de Administração divulgou recentemente comunicado informando alteração na data do pagamento dos trabalhadores do serviço público municipal - o Sintrasem é contra! A Prefeitura deve cumprir com as datas estabelecidas e divulgadas na instrução normativa 001/2016 - que foi usada de base pelos servidores para suas organizações e planejamentos financeiros. A direção já se reuniu com a Administração e está procurando orientação jurídica na tentativa de reverter o pagamento para o cronograma anterior. Prefeito Cesar Souza Júnior, respeite os servidores!

EBM Osmar Cunha na luta pela reforma prometida!

Na sexta-feira passada, 10/6, a Escola Básica Muncipal (EBM) Osmar Cunha realizou um ato para reivindicar a reforma da unidade, prometida pelo prefeito Cesar Souza Júnior em 2014 e sequer iniciada até o momento. O Sintrasem está junto apoiando a luta, em busca de melhores condições para a eduacação e todo o serviço público em Florianópolis! Confira abaixo relato e fotos dos trabalhadores da EBM Osmar Cunha.

 

Sem dialogar, Prefeitura sugere “reengenharia” na Comcap - todos à Câmara!

Em projeto de lei proposto recentemente - e na pauta da Câmara Municipal de Florianópolis (CMF) nesta terça, 21/6 -, em que solicita autorização para pedir dinheiro emprestado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o prefeito César Souza Júnior propõe uma “reengenharia institucional” da COMCAP. Sem buscar diálogo com os trabalhadores da companhia, vindo do prefeito que mais endividou a Comcap em sua história e com um projeto privatista para a cidade, a proposição pode representar risco para o futuro da empresa! Desta maneira, o Sintrasem já contatou a Câmara e os vereadores para que suspendam a votação do projeto até que, em audiência pública, se prestem os esclarecimentos do que viria a ser esta “reengenharia”. Para garantir que nenhum ataque à Comcap seja aprovado, convocamos todos os trabalhadores para comparecem à CMF nesta terça, dia 21, às 16h! Em defesa da COMCAP 100% Pública!

AbraSUS na UPA Sul - contra os cortes do Prefeito!

Nesta segunda-feira, 18h, na UPA Sul: AbraSUS contra os cortes do prefeito! Confira a nota completa do Conselho Local de Saúde da Fazenda do Rio Tavares.

"Com o recente anúncio da Prefeitura de Florianópolis de corte na SAÙDE de cerca de 28 milhões ainda em 2016 que, somados aos outros R$ 10 milhões que foram suprimidos do orçamento, totaliza o corte de R$ 38 milhões. Com isto, a Saude de Florianópolis que é referência nacional esta em risco: já estão faltando remédios, exames, materiais de dentista, de limpeza, curativos e a situação irá piorar nos próximos meses, segundo dados de correspondência do Secretario Municipal,  publicada recentemente. 

Portanto, a saúde de Florianópolis esta em risco! Os trabalhadores da saúde pública de Florianópolis que têm feito com que o município se mantenha em destaque no cenário nacional - no quesito ATENÇÃO BÁSICA -  as comunidades, os conselhos locais, vão as ruas para garantir que não haja retrocesso nas conquistas nestes quase 30 anos desde a criação do SUS.

A hora é de mobilizar! Se a prefeitura não paga o que deve, trabalhadores vão à luta!

Na sexta-feira do dia 10/6, os servidores público municipais demonstraram mais uma vez sua força e disposição para luta!Primeiro, os trabalhadores, mesmo debaixo de muito frio, realizaram uma grande assembleia na Praça Tancredo Neves, debatendo a situação municipal e as consequências da conjuntura nacional em Florianópolis. Discutindo o serviço público municipal ficou óbvio o descaso do prefeito em lidar com os trabalhadores e as unidades: não cumpre acordo, corta recursos, precariza. Assim, por ampla maioria, os servidores aprovaram o Estado de Greve!

Agora é hora de mobilizar em todas as unidades, com todos os servidores e dialogando com as comunidades, se preparando para o grande enfrentamento e a greve por vir se o prefeito Cesar Souza Júnior seguir com sua postura irresponsável e intransigente! Vamos conversar com todos, distribuir material, fazer o debate necessário, mostrando os absurdos do prefeito e aumentando ainda mais a mobilização! O sindicato está a pleno vapor, com materiais, roteiros, debates, agitando categoria e população, pressionando o Executivo para que pague a 2ª parcela do PCCV e oreenquadramento das auxiliares de sala. Precisamos estar juntos neste momento! Além disso, até agora já existem três grandes atos marcados: dia 29/6, quarta, 16h, na Câmara Municipal; 7/7, quinta, 17h, no TIRIO e; 12/7, terça, 17h, no TICAN!

Seminário: implicações das avaliações externas

‪Seminário: As implicações políticas, econômicas, pedagógicas e culturais das avaliações externas, com palestrantes Jefferson Silveira Dantas e Rosilene Amorim dos Anjos. Será no dia 28/06, 3ª, 18h30, na EBM João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares). Inscrições até 27/6 (segunda) , pelo telefone (48) 3223-4149 (Sintrasem). Compareça!

Entenda a luta contra o fechamento do CRAS Capoeiras

O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de acesso às políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Florianópolis, temos dez unidades do CRAS, duas delas situadas no continente. Por conta de sua localização estratégica, o centro de Capoeiras atende diversas comunidades em situação de risco prestando um serviço essencial para a população normalmente desassistida: mulheres vítimas violência, famílias em condições de pobreza, usuários de substâncias psicoativas, entre outros.

Na luta pela manutenção e ampliação desse serviço público fundamental, sindicato, trabalhadores e usuários do CRAS Capoeiras realizaram um ato em frente à unidade na última sexta-feira (10/6). O risco de fechamento é iminente e agride trabalhadores e moradores!

 

AGENDA

terça-feira, Julho 12, 2016 - 17:00
Local: Terminal de Integração de Canasvieiras - TICAN
Ato contra calotes, em defesa dos direitos, pelo cumprimento do acordo coletivo! Prefeito, pague o que deve!

quinta-feira, Julho 7, 2016 - 17:00
Local: Terminal de Integração do Rio Tavares (TIRIO)
Ato contra calotes, em defesa dos direitos, pelo cumprimento do acordo coletivo! Prefeito, pague o que deve!

segunda-feira, Julho 4, 2016 - 15:00
Local: Câmara Municipal dos Vereadores
Pauta: Informes, Projeto de Lei Complementar nº1560/2016, que altera o regime próprio de previdência dos servidores, encaminhamentos

SINDICALIZE-SE!

Acordos coletivos de trabalho

PMF   COMCAP

Boletins Eletrônicos

Selecionar o(s) boletim(s) que você deseja assinar ou cancelar a assinatura.

                 

CUT