Chico Lessa, presente!

No dia 28 de fevereiro, a classe trabalhadora perdeu o grande companheiro Francisco “Chico” Lessa, 58 anos. Um dos advogados trabalhistas mais brilhantes do país, fundador do PT, da CUT, advogado do Movimento das Fábricas ocupadas e de dezenas de sindicatos.

Chico Lessa tornou-se comunista e militante operário desde a juventude. Após formar-se em direito passou a advogar para sindicatos de trabalhadores. Esteve na linha de frente do Movimento das Fábricas Ocupadas e estava sendo criminalizado por isso, por defender os operários e suas lutas. Esteve presente em centenas de greves, manifestações e lutas da classe operária e da juventude.

Generoso e solidário, Chico Lessa sempre arranjou tempo para colaborar com o Sintrasem nas lutas da categoria. Contamos com ele  no debate sobre as reformas da Previdência, durante a discussão sobre licença maternidade no Estatuto Único dos Servidores, na luta pelo fim do piso salarial reduzido na Comcap, e em outras tantas atividades

A luta pela Hora Atividade do magistério: contra qualquer retirada de direitos

 

A luta por melhores condições de trabalho e reconhecimento da carreira do magistério passa pela Hora Atividade, uma conquista consolidada a partir de muita mobilização e que continua sendo pauta permanente de nossas reivindicações.

Antes da Hora Atividade os profissionais do magistério, além de trabalhar o dia inteiro em sala de aula, tinham que abrir mão dos finais de semana e do horário de descanso noturno para fazerem seus planejamentos, corrigir e elaborar avaliações, registrar o cotidiano escolar, dentre tantas outras tarefas que a profissão demanda e que não acabam quando sua jornada diária nas unidades educativas foi cumprida.

Com a implementação da Hora Atividade, conquistou-se o espaço dentro da jornada de trabalho para que estes profissionais possam organizar as tarefas pedagógicas, além de ter garantido o tempo para formação e qualificação do seu trabalho.  

Formação sobre PNE: Acesse o texto-base para a discussão!

 

Já está disponível o texto-base para o seminário "Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos na Rede Municipal de Ensino", que acontece no dia 05/03 no Sintrasem. O material foi produzido pela Adufrj (sindicato dos professores da UFRJ) e está disponível neste link: http://migre.me/oJwCi

O seminário contará com a participação da professora Cláudia Piccinini, da UFRJ. As inscrições ficam abertas até esta sexta-feira, 27/02, e a certificação será de 50 horas. Participe!

Nota pública do Sintrasem sobre a atuação de advogados na COMCAP

 

Os trabalhadores da COMCAP têm o direito de buscar e contratar livremente os advogados que lhes representarão em litígios contra a empresa. Entretanto, o SINTRASEM alerta sobre a atuação de advogados mal intencionados que ostensivamente assediam empregados da companhia.

 

Eles atacam e nós respondemos: vamos ampliar a luta pela COMCAP 100% pública

A direção da Comcap voltou à mídia para culpar os trabalhadores e o Sintrasem pela situação da Empresa, que atravessa períodos cada vez mais críticos com atrasos na coleta e parte da frota parada na oficina. 

Sintrasem contesta Secretaria de Educação sobre portaria da hora/atividade

A partir da chegada da portaria 005/2015, que trata da hora/atividade do magistério, o Sintrasem se posiciona oficialmente para a Secretaria Municipal de Educação.

Bases descentralizadas do SAMU estão sucateadas pela prefeitura

 

Quando alguém em Florianópolis disca 192 em seu telefone, os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) logo têm de preparar suas ambulâncias para socorrer mais um caso de emergência. 

Abaixo as MPs 664 e 665!

No fim da tarde desta quarta-feira o Sintrasem realizou um ato com panfletagem contra o ataque aos direitos dos trabalhadores orquestrado pelo governo Dilma. O ato, que aconteceu no TICEN, faz parte do Dia Nacional de Luta por Emprego e Direitos, 

Trabalhadores do SAMU denunciam falta de investimentos da prefeitura

Na manhã de hoje, os trabalhadores do SAMU se organizaram para denunciar o descaso da prefeitura com o serviço. Junto aos diretores do Sintrasem, distribuíram panfletos para a população em frente ao TICEN e à prefeitura. .

 

Prefeito, os trabalhadores do SAMU exigem respeito!

Em 2015 o SAMU — Serviço de Atendimento Móvel de Urgência — de Florianópolis completa dez anos de sua implementação. Infelizmente, os trabalhadores do SAMU tem muito mais para reivindicar da prefeitura do que comemorar.

Em respeito à população, a verdade sobre a Comcap


Nota publicada hoje (22/01) no jornal Notícias do Dia. Seguimos na luta por melhorias na Comcap!

Ao contrário do que diz publicamente o diretor de operações da Comcap, Marius Bagnatti, a verdade é que não há caminhões coletores suficientes para atender a demanda de coleta do lixo em Florianópolis..

AGENDA

quarta-feira, Março 18, 2015 - 13:30
Local: Praça Tancredo Neves
Pauta: Informes; discussão e aprovação da Pauta da data-base 2015; encaminhamentos.

sexta-feira, Março 13, 2015 - 08:30
Local: Auditório Rosa Luxemburgo- Sintrasem
Pauta:Informes; Formação: Conjuntura com José Álvaro – DIEESE;Pré-pauta data-base 2015; Demandas do Quadro Civil; Demandas do Magistério; Encaminhamentos.

quinta-feira, Março 5, 2015 - 18:00
Local: Auditório Rosa Luxemburgo- Sintrasem
Inscrições até 27/02 pelo telefone 3223-4149 com Elizângela ou Aline

Formação

TV SIntrasem

Boletins Eletrônicos

Selecionar o(s) boletim(s) que você deseja assinar ou cancelar a assinatura.

A Vida Não É Reciclável

CUT

Simulador de aposentadoria Servidor Público

Acordos coletivos de trabalho

PMF   COMCAP

SINDICALIZE-SE!